Direção: Ron Howard
Elenco: Tom Hanks, Ayelet Zurer, Ewan McGregor
Baseado na obra original de Dan Brown, Anjos e Demônios é uma prequela do badalado O Código Da Vinci (2006), também dirigido por Ron Howard e protagonizado por Tom Hanks.
Nesse filme, o professor de Simbologia de Harvard, Robert Langdon (Tom Hanks) é chamado a um dos maiores centros de pesquisa científica do mundo, o CERN para investigar um estranho símbolo marcado a fogo no peito de um cientista suíço, que fora assassinado. Ao conseguir decifrar na marca deixada no peito do físico a assinatura dos Illuminati, uma sociedade secreta julgada extinta há quatrocentos anos e que tem como objetivo destruir a Igreja Católica, Langdon e a investigadora Vittoria Vetra (Aylet Zurer), filha do físico assassinado, são levados para a Cidade do Vaticano onde irão colaborar com a Guarda Suíça e com a polícia na busca de quatro cardeais raptados misteriosamente na noite anterior ao início do conclave que irá eleger o novo Papa e da antimatéria roubada do centro de investigação e que ameaça destruir toda a cidade do Vaticano.
Os quatro cardeais eram os preferiti para suceder ao falecido Papa. Esta investigação leva Langdon e a sua colaboradora numa busca contra o tempo para encontrar o lugar secreto onde os Illuminati se reuniam. Esta busca transporta-nos para cenários majestosos, reais e reconstituídos, de antiquíssimas igrejas e catedrais romanas, de interiores da cidade do Vaticano, da própria Capela Sistina e da Praça de São Pedro, num jogo onde os bons e os maus se confundem e trocam ciclicamente de posição. Em questão, estão a sucessão no pontificado e a ameaça, real ou criada, da vingança dos Illuminati.
O filme peca, em meu entender pela excessiva americanização das personagens, das perseguições, dos revezes da ação que contrasta vivamente com o ambiente profundamente europeu onde tudo se desenrola. À vertiginosa luta contra o tempo de Langdon juntam-se brutais cenas de violência que nos transportam para os sacrifícios feitos no passado em nome da religião. De fato, Ron Howard não se coibiu de nos mostrar a crueldade e a violência da forma mais chocante. O mistério e a sucessiva descodificação das pistas criam um suspense permanente até ao final, sabiamente reforçado pelo fato de, quando tudo parece estar resolvido, haver uma reviravolta. As peripécias e as informações sobre a conspiração intricam-se de tal maneira que nem todos os pormenores são facilmente perceptíveis pelo espectador, no entanto, a grande dicotomia americana entre bons e maus permite-nos, depois dos jogos em que estes trocam de papéis e se confundem, chegar ao final com uma sensação de alívio por a justiça ter sido feita.
TRAILER
tags David Koepp Akiva Goldsman Dan Brown Tom Hanks Robert Langdon Ewan McGregor Camerlengo Patrick McKenna Ayelet Zurer Vittoria Vetra Stellan Skarsgård Commander Richter Pierfrancesco Favino Inspector Olivetti Nikolaj Lie Kaas Assassin Armin Mueller-Stahl Cardinal Strauss Thure Lindhardt Chartrand David Pasquesi Claudio Vincenzi Mistério Suspense Angels & Demons Anges et démons Ángeles y demônios Anjos e Demónios Illuminati Tenshi to akuma movie película filme Mystery Thriller Illuminati Conclave Pope Vatican City Church Fire Catholic Church SWAT Team Parachute Prequel Catacomb Historian Italian Accent Chimney Priest Particle Accelerator Ancient Manuscript Papal Election Exploding Helicopter German Accent Protest Demonstration Symbol Reference To Jesus Secret Society Ampersand In Title Retina Scan Symbolism Swiss Guard Cardinal The Priest Conclave Papa Cidade do Vaticano Igreja Fogo Catacumbas Padre Acelerador de Partículas Manuscrito Helicóptero