4 de abril de 2012

COMPRAMOS UM ZOOLÓGICO (2011)



Direção: Cameron Crowe
Elenco: Matt Damon, Scarlett Johansson, Carla Gallo, Thomas Haden Church


A história de Compramos um Zoológico não é uma história original. Isso já sabemos antes de nos sentarmos na sala de cinema. No entanto, uma história original não é requisito de um bom filme. Facilmente se compensa um tema pouco criativo com uma abordagem inovadora, uma filmagem pouco ortodoxa ou diálogos inteligentes, por exemplo. Recomeçar a viver depois da perda de um ente querido e as várias fases do luto são temas que tocam à maior parte das pessoas, mas que, pela frequência com que já foram retratadas, só conseguem emocionar se tratadas de forma muito especial. Recentemente, o sub-valorizado Tão Forte e Tão Perto (2011) conseguiu tal feito. Consegue, ao longo de toda a película, provocar no público uma reação que Compramos um Zoológico só consegue num momento muito específico da trama.


O filme, dirigido por Cameron Crowe, de Jerry Maguire – A Grande Virada (1996) e Quase Famosos (2000), conta a história de Benjamin Mee e os seus dois filhos, que, após a morte da mãe, vão morar em um jardim zoológico, ao mesmo tempo que tentam superar a dor da sua ausência. “Why not?”, diz o protagonista a certa altura, quando lhe perguntam porque fez tal escolha. Aqueles 20 segundos de coragem, de que se fala por sucessivas vezes durante o filme, são tudo o que é preciso para se ultrapassar obstáculos e enfrentar de frente os problemas. Essa é a ótica do filme, é a mensagem positiva que quer passar. Nesse sentido, pode dizer-se que é um feel-good type of movie. E é mesmo. O problema é que não acrescenta nada de novo, nada que nenhum outro filme semelhante já não tenha apresentado.


Os melhores momentos são os de interação entre Benjamin e os filhos. Tanto Maggie Elizabeth Jones, como Colin Ford, os atores mirins do elenco, são para mim os destaques de Compramos um Zoológico. Ainda sobre o elenco, Matt Damon esteve bem, mostrando versatilidade, tal como Scarlett Johansson, apesar do fraco papel que lhe foi dado. Com a ressalva dos atores que interpretam os filhos de Benjamin, todos os outros estiveram bem, só isso, sem nunca conseguirem se sobressair. Também não o poderiam fazer; não tiveram oportunidade. O mesmo vale para a direção, que em nenhum momento consegue inovar.


Uma das últimas cenas, a da discussão entre pai e filho, além de ser a única que consegue puxar do espectador algum sentimento, é uma das mais realistas. Isto porque, no meio de clichês e fórmulas repetidas, o filme também não consegue proximidade com a vida real. A sensação é a de que nada daquilo, nada do que está passando com aquela família, a forma como reagem e interagem uns com os outros, pode ser real. Tanto as situações como os diálogos soam falso, em todos os momentos do filme, apesar de a história de Compramos um Zoológico ser verídica.


Compramos um Zoológico é igual a tantos outros filmes que vieram primeiro, com a mesma abordagem à de inúmeros filmes anteriores a ele. Não se consegue destacar de forma nenhuma, e esse é o seu maior problema. Além disso, anda sempre oscilando entre o dramático e o cômico, sem nunca realmente nos emocionar e sem nunca realmente nos fazer rir. Está sempre no meio, deixando-nos perto da absoluta indiferença; afinal, já sabemos como a história vai acabar, já a vimos dezenas de outras vezes.



TRAILER:


tags Aline Brosh McKenna Cameron Crowe Comédia Drama Família Matt Damon Benjamin Mee Scarlett Johansson Kelly Foster Thomas Haden Church Duncan Mee Colin Ford Dylan Mee Maggie Elizabeth Jones Rosie Mee Angus Macfadyen Peter MacCready Elle Fanning Lily Miska Patrick Fugit Robin Jones John Michael Higgins Walter Ferris Carla Gallo Rhonda Blair J.B. Smoove Mr. Stevens Stephanie Szostak Katherine Mee We Bought a Zoo Un zoológico en casa Un lugar para soñar Comprámos um Zoo! Nouveau départ La mia vita è uno zoo Wir kaufen einen Zoo O zoologikos mas kipos Comedy Family Zoo Inspection Stuffed Animal Animal Escapes Zoo Peacock Courage Monkey Little Girl Bear Inspector Love At First Sight School Expulsion Moving To Different Home Brother Sister Relationship Diner Family Relationships Teenage Girl Snake Tiger Teenage Boy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Ficarei muito grato em lê-lo!