Direção: Josh Trank
Elenco: Dane DeHaan, Alex Russel, Michael B. Jordan, Michael Kelly
Muito daquilo que se pode escrever sobre este filme, já vimos em outros filmes que envolvem super-heróis e o mundo fantástico dos poderes especiais. O fio narrativo é simples e não tem muito que enganar. Andrew (Dane DeHaan) é o típico rapaz que é rechaçado pelos outros adolescentes, sem nenhuma razão aparente. A sua vida é um inferno e ele não sabe para onde se virar. Na escola, todos debocham dele e ninguém se arrisca a ajudá-lo. Em casa, o pai reformado por invalidez está sempre embriagado, tornando sua vida repleta de cenas de brigas e de discussões constantes. E para dificultar ainda mais as coisas, a mãe – seu único suporte emocional – encontra-se às portas da morte, com uma doença que nem lhe permite levantar-se da cama. Graças a este cenário de completa escuridão, Andrew desenvolve uma personalidade reservada e pouco dada a amizades, buscando numa câmara de vídeo a única escapatória possível para todos seus problemas.
Porém, tudo se altera quando ele, o primo Matt (Alex Russel) e o popular Steve (Michael B. Jordan) se deparam com uma descoberta inusitada: um grande buraco no chão da floresta, que emite estranhas sonoridades e luzes. O trio de rapazes decide investigar os seus segredos. No interior do buraco, descobrem um objeto bizarro, supostamente alienígena, que lhes concede poderes extraordinários. De repente, Andrew, Matt e Steve são capazes de voar e de mover diferentes objetos com o poder da mente. E isso faz com que eles se divirtam inconsequentemente, fazendo pouco das pessoas que os rodeiam. Até o dia em que Andrew se deixa levar pelo ódio que carrega e seus dois amigos percebem que têm um grave problema para resolver…
A Bruxa de Blair (1999), [REC] (2007) e Atividade Paranormal (2007) já haviam demonstrado que a abordagem ao estilo de filme caseiro encaixava-se como uma luva no gênero cinematográfico do terror. Cloverfield (2008) comprovou que ela podia ser alastrada ao gênero do thriller. Porém, Poder Sem Limites não consegue atestar que este estilo pode ser reproduzido com sucesso no gênero de ação/aventura. De fato, o que estas películas têm de melhor é a forma como se servem de um realismo assombroso para envolver o espectador por inteiro na trama. No que diz respeito à Poder Sem Limites, a narrativa desenvolve-se muito rapidamente, fazendo com que as personagens passem do 8 ao 80 num piscar de olhos, o que afeta ligeiramente a credibilidade das mesmas. Por exemplo, a passagem para o lado negro de Andrew surge ante os nossos olhos de forma forçada e demasiadamente veloz, como se houvesse uma ânsia enorme de entrar no último terço da narrativa. Se analisarmos as coisas de forma fria e absolutamente racional, chegamos também à conclusão de que Poder Sem Limites não é um produto cinematográfico de uma profundidade estonteante, limitando-se a entreter o espectador com as desventuras de personagens majoritariamente previsíveis e unidimensionais.
Poder Sem Limites consegue, mesmo que superficialmente, criticar o sistema escolar norte-americano, mostrando a forma como a forma de agir de uns podem arruinar a vida de outros, deixando-lhes marcas irreversíveis. O espectador simpatiza de imediato com a personagem de DeHaan, torcendo pelo sucesso das suas ações, apesar de elas não serem propriamente aceitáveis. Somado tudo isto, podemos dizer que Poder Sem Limites não é uma obra-prima da Sétima Arte, mas está mais próxima de ser uma película juvenil e inconsequente, valendo a pena o deslocamento ao cinema apenas para os grandes fãs do gênero.
TRAILER:
tags Dane DeHaan Andrew Detmer Alex Russell Matt Garetty Michael B. Jordan Steve Montgomery Michael Kelly Richard Detmer Ashley Hinshaw Casey Letter Max Landis Josh Trank Drama Ficção Científica Suspense película movie Chronicle Poder sin limites Crónica Chronique Chronicle - Wozu bist du fähig? Sci-Fi Thriller High School Discovery Finger Gun Video Footage Stabbed In The Back Found Footage Severed Finger Spelunking Teenage Boy Character Says I Love You Seattle Space Needle Group Of Friends Chaos
Um filme com história simples e superficial, com atrativos apenas nos efeitos e gênero do filme que me agradaram... Poderia ter sido melhor trabalhado...
ResponderExcluirWilfred