26 de fevereiro de 2012

RIO (2011)



Diretor: Carlos Saldanha
Com Vozes de: Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, Leslie Mann, Rodrigo Santoro, Jemaine Clement


Quando uma arara azul domesticada embarca numa viagem ao Rio de Janeiro para salvar a sua espécie, o resultado é um dos filmes mais enérgicos, coloridos e simplesmente divertidos da História da animação. Que o Rio de Janeiro, sobretudo durante o Carnaval, é um dos locais mais alegres e calorosos do planeta, todos já sabemos. Que essa loucura poderia ser transportada para a grande tela com tamanho sucesso e espírito imaginativo, não sabíamos. Mas agora ficamos sabendo. Pois, fiel àquilo que o seu trailer prometia, Rio é um filme onda a energia transborda para fora da tela e onde o carisma das suas personagens nos enche o coração de doçura.


Blu (Jesse Eisenberg) é uma arara de origem brasileira que, por uma série de circunstâncias, vai parar às mãos de Linda (Leslie Mann) – uma afável jovem do Minnesota. Vivendo um para o outro, ambos constroem uma forte relação de afeto. Um dia Tulio (Rodrigo Santoro) – um especialista de aves brasileiro – visita a livraria de Linda e dá de cara com Blu. Prontamente entusiasmado com o inacreditável acaso, Tulio manifesta a sua intenção de levar Blu até ao Brasil, com o intuito deste procriar com Jewel (Anne Hathaway) – uma bela arara azul – e assim salvar a sua espécie em vias de extinção. A princípio, tanto Linda como o próprio Blu se mostram pouco dispostos a abandonar o estado do Minnesota. Mas depois, em prol daquilo que é correto, decidem viajar até à terra do samba. Durante a viagem ocorrem alguns abalos inesperados, principalmente quando Blu e Jewel se vêem capturados por um traficante de animais que se serve de uma vaidosa calopsita, chamada Nigel (Jemaine Clement), para atingir os seus fins…


Mais do que qualquer outra coisa, Rio é uma homenagem ao espírito brasileiro (não foi à toa que os produtores escolheram o brasileiro Carlos Saldanha para a cadeira de diretor) e uma ode à mais vibrante felicidade. As personagens são divertidíssimas, o roteiro é extremamente competente e a animação é uma das mais brilhantes que já vimos. É certo que esta obra nunca chega a alcançar a profundidade dramática de películas como Wall-E (2008), Up! (2009), ou Toy Story 3 (2010). Mas Rio é igualmente detentor de alguns momentos de lágrima no olho, e tem o dom de se manter criativo, cômico e refrescante até ao último segundo de filme. Sem nunca perder de vista o objetivo de agradar a jovens e adultos.


De fato, a narrativa mantém-se vibrante e animada até ao derradeiro suspiro dos créditos finais, jamais caindo na previsibilidade e na desaceleração de criatividade a que temos assistido em obras como o recente Rango (2011), só para dar um exemplo. Rio é um dos filmes mais coloridos e brilhantemente dinâmicos dos últimos anos, usufruindo das sequências musicais para pôr o público para dançar, e aproveitando-se dos dotes vocais de um elenco que contém ainda nomes como Jamie Foxx, Wanda Sykes e George Lopez para captar toda a paixão da audiência.



TRAILER:


tags Animation Adventure Comedy Family Musical Bird Minnesota Macaw Chain Escape Cockatoo Ornithologist Chained Brazilian Sambódromo Parade Float Bird Versus Monkey Canary City In Title Fear Of Flight Parrot Elizabethan Collar Finch Nerd Brazil Chase Goose Beach Volleyball Cardinal Tropical Forest Bird Cage Favela Beach Plane Crash Bottle Cap Nature Preserve Poaching Parachute Animal Sanctuary Pet Monkey Style Canada Goose Animal Smuggling Parade Samba School Hang Gliding Kidnapping Poacher Marmoset Domesticated Bird Pássaro Cadeia Fuga carro alegórico Cidade Canário Macaco vôo do papagaio Perseguição Vôlei de Praia Cardeal Tropical Favela Preservar caça Santuário Animal Pet macaco Contrabando Escola de Samba Seqüestro pássaro Domesticado Carlos Saldanha Earl Richey JonesTodd Jones Don Rhymer Joshua Sternin Jeffrey Ventimilia Sam Harper Karen Disher Mother Bird Jason Fricchione Sofia Scarpa Saldanha Leslie Mann Linda Kelly Keaton Jesse Eisenberg Blu Wanda Sykes Chloe Jane Lynch Alice Goose Rodrigo Santoro Tulio Gracinha Leporace Dr. Barbosa Jamie Foxx Nico Will i Am Pedro Phil Miler Anne Hathaway Jewel George Lopez Bebel Gilberto Jemaine Clement Renato Falcão Animação Aventura Comédia Família Musical

25 de fevereiro de 2012

OSCAR 2012 - EXPECTATIVAS



 
Aqui estão algumas ideias minhas para o Oscar 2012, cerimônia que deve consagrar o filme O Artista (2011), e os atores Meryl Streep e George Clooney como seus grandes vencedores. É na madrugada deste 26 de fevereiro, na 84ª edição da mais importante premiação do mundo do cinema, que saberemos se a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood terá coragem de entregar o prêmio de Melhor Filme do ano para mãos estrangeiras, já que o favorito, O Artista, é uma produção franco-belga.

Esta poderá ser, também, a noite em que o Brasil ganhará seu primeiro Oscar. Depois de bater na trave com Central do Brasil (1998), que perdeu o prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira, de 1999, para o italiano A Vida é Bela (1997), nosso país pode faturar a estatueta de Melhor Canção Original, com a música Real in Rio, do filme Rio (2011), consagrando os brasileiros Sergio Mendes e Carlinhos Brown.

Para quem pretende assistir ao Red Carpet e à premiação na noite desse domingo, atenção especial para o mestre de cerimônia, o ator e humorista Billy Crystal, que apresenta o Oscar pela sexta vez, oito anos após sua última participação. Da mesma forma, olhos atentos para a presença do também ator e humorista Sacha Baron Cohen, dos polêmicos filmes Borat (2006) e Brüno (2009), que confirmou sua presença na premiação somente neste sábado, e que promete ir vestido como o personagem Almirante General Aladeen, da República de Wadyia, para divulgar seu novo filme, O Ditador (2012), que estreia dia 15 de junho no Brasil.

Eis a minha lista, com os possíveis ganhadores e uma alternativa:


Melhor Ator:
George Clooney (Os Descendentes)
Alt: Jean Dujardin (O Artista) [VENCEDOR]



Melhor Atriz:
Meryl Streep (A Dama de Ferro) [VENCEDORA]
Alt: Viola Davis (Vidas Cruzadas)



Melhor Ator Coadjuvante:
Christopher Plummer (Toda Forma de Amor) [VENCEDOR]
Alt: Kenneth Branagh (Sete Dias com Marilyn)



Melhor Atriz Coadjuvante:
Octavia Spencer (Vidas Cruzadas) [VENCEDORA]
Alt: Berenice Bejo (O Artista)



Melhor Roteiro Original:
Meia-Noite em Paris [VENCEDOR]
Alt: O Artista



Melhor Roteiro Adaptado:
Os Descendentes [VENCEDOR]
Alt: O Homem que Mudou o Jogo



Melhor Trilha Original:
O Artista [VENCEDOR]
Alt: Cavalo de Guerra



Melhores Efeitos Visuais:
Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2
Alt: Planeta dos Macacos: A Origem
[VENCEDOR] A Invenção de Hugo Cabret



Melhor Fotografia:
O Artista
Alt: A Árvore da Vida
[VENCEDOR] A Invenção de Hugo Cabret



Melhor Animação:
Rango [VENCEDOR]
Alt: Chico & Rita



Melhor Diretor:
Michel Hazanavicius (O Artista) [VENCEDOR]
Alt: Martin Scorsese (A Invenção de Hugo Cabret)



Melhor Filme:
O Artista [VENCEDOR]
Alt: Os Descendentes



ATUALIZAÇÃO PÓS PREMIAÇÃO: E o placar final da noite foi de 8 acertos e 3 erros. Acho que a Academia se equivocou em não dar o prêmio de Melhor Ator para George Clooney, assim como em não premiar a música Real in Rio como Melhor Canção Original. No mais, tudo como esperado. Dos 3 palpites errados que dei, 2 foram culpa do filme A Invenção de Hugo Cabret, em categorias técnicas, o que considero aceitável.

Para deixar registrado, fico muito feliz com a premiação de Mery Streep, que é uma excelente atriz, e de Woody Allen, que deu uma obra-prima do cinema, chamada Meia-Noite em Paris.

Até mais!