25 de fevereiro de 2012

OSCAR 2012 - EXPECTATIVAS



 
Aqui estão algumas ideias minhas para o Oscar 2012, cerimônia que deve consagrar o filme O Artista (2011), e os atores Meryl Streep e George Clooney como seus grandes vencedores. É na madrugada deste 26 de fevereiro, na 84ª edição da mais importante premiação do mundo do cinema, que saberemos se a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood terá coragem de entregar o prêmio de Melhor Filme do ano para mãos estrangeiras, já que o favorito, O Artista, é uma produção franco-belga.

Esta poderá ser, também, a noite em que o Brasil ganhará seu primeiro Oscar. Depois de bater na trave com Central do Brasil (1998), que perdeu o prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira, de 1999, para o italiano A Vida é Bela (1997), nosso país pode faturar a estatueta de Melhor Canção Original, com a música Real in Rio, do filme Rio (2011), consagrando os brasileiros Sergio Mendes e Carlinhos Brown.

Para quem pretende assistir ao Red Carpet e à premiação na noite desse domingo, atenção especial para o mestre de cerimônia, o ator e humorista Billy Crystal, que apresenta o Oscar pela sexta vez, oito anos após sua última participação. Da mesma forma, olhos atentos para a presença do também ator e humorista Sacha Baron Cohen, dos polêmicos filmes Borat (2006) e Brüno (2009), que confirmou sua presença na premiação somente neste sábado, e que promete ir vestido como o personagem Almirante General Aladeen, da República de Wadyia, para divulgar seu novo filme, O Ditador (2012), que estreia dia 15 de junho no Brasil.

Eis a minha lista, com os possíveis ganhadores e uma alternativa:


Melhor Ator:
George Clooney (Os Descendentes)
Alt: Jean Dujardin (O Artista) [VENCEDOR]



Melhor Atriz:
Meryl Streep (A Dama de Ferro) [VENCEDORA]
Alt: Viola Davis (Vidas Cruzadas)



Melhor Ator Coadjuvante:
Christopher Plummer (Toda Forma de Amor) [VENCEDOR]
Alt: Kenneth Branagh (Sete Dias com Marilyn)



Melhor Atriz Coadjuvante:
Octavia Spencer (Vidas Cruzadas) [VENCEDORA]
Alt: Berenice Bejo (O Artista)



Melhor Roteiro Original:
Meia-Noite em Paris [VENCEDOR]
Alt: O Artista



Melhor Roteiro Adaptado:
Os Descendentes [VENCEDOR]
Alt: O Homem que Mudou o Jogo



Melhor Trilha Original:
O Artista [VENCEDOR]
Alt: Cavalo de Guerra



Melhores Efeitos Visuais:
Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2
Alt: Planeta dos Macacos: A Origem
[VENCEDOR] A Invenção de Hugo Cabret



Melhor Fotografia:
O Artista
Alt: A Árvore da Vida
[VENCEDOR] A Invenção de Hugo Cabret



Melhor Animação:
Rango [VENCEDOR]
Alt: Chico & Rita



Melhor Diretor:
Michel Hazanavicius (O Artista) [VENCEDOR]
Alt: Martin Scorsese (A Invenção de Hugo Cabret)



Melhor Filme:
O Artista [VENCEDOR]
Alt: Os Descendentes



ATUALIZAÇÃO PÓS PREMIAÇÃO: E o placar final da noite foi de 8 acertos e 3 erros. Acho que a Academia se equivocou em não dar o prêmio de Melhor Ator para George Clooney, assim como em não premiar a música Real in Rio como Melhor Canção Original. No mais, tudo como esperado. Dos 3 palpites errados que dei, 2 foram culpa do filme A Invenção de Hugo Cabret, em categorias técnicas, o que considero aceitável.

Para deixar registrado, fico muito feliz com a premiação de Mery Streep, que é uma excelente atriz, e de Woody Allen, que deu uma obra-prima do cinema, chamada Meia-Noite em Paris.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Ficarei muito grato em lê-lo!