Direção: Oliver Parker
Elenco: Rowan Atkinson, Rosamund Pike, Dominic West
Quando apareceu o primeiro Johnny English (2003) esperava-se uma soprada de ar fresco nos filmes de espionagem. Uma geração que começava a ficar desiludida com as recentes empreitadas de James Bond e com a incapacidade dos serviços secretos da vida real (o primeiro filme foi rodado logo após o 11 de setembro) precisava de um novo herói. Alguém que não caísse no exagero de Austin Powers, mas com um humor requintado e que trouxesse classe ao MI6. A solução seria contratar Mr. Bean, também conhecido como Rowan Atkinson, o homem certo, no momento certo.
Oito anos passaram e era chegada a hora de recuperar a personagem. Do ponto de vista cinematográfico, os espectadores não precisavam deste retorno porque, não só Bond voltou a ser reconhecido como o agente secreto por excelência, como Bean se tornou passado. O dinheiro falou mais e veio o novo capítulo O Retorno de Johnny English. A trama envolve o motivo que afastou English da espionagem e uma conspiração de alto nível para sabotar um acordo entre Inglaterra e a China.
As referências a Bond são gritantes, desde a óbvia participação da bond girl Rosamund Pike, vilã de 007 Um Novo Dia Para Morrer (2002), até à cena de perseguição com carros, como em 007 Quantum of Solace (2008). Até os cenários, que têm tanto em comum com as missões do outro agente, perdem o interesse.
Entre os nomes secundários estão: Gillian Anderson (a Agente Scully de Arquivo-X) como Pegasus, a chefe do MI7; Dominic West, no papel do Agente Simon Ambrose – uma alusão ao bandido de Missão Impossível 2 (2000), como antagonista de English nesta trama; e o não tão conhecido Daniel Kaluuya, como o sempre disponível Agente Tucker. Destaque, também, para a participação de Pik-Sen Lim, como a “faxineira assassina”, uma velhinha oriental capaz de transformar qualquer objeto – de um aspirador de pó a um taco de golfe – em arma letal para liquidar o protagonista. Infelizmente, todas essas personagens se esforçam para não ofuscar English que, verdade seja dita, não tem o que é preciso para segurar o filme.
O Retorno de Johnny English está carregado com muito humor básico, piadas recorrentes da personagem Mr. Bean, outras ainda repetidas do primeiro filme, algumas usadas até à exaustão. Por fim, faltam aqueles momentos que causam tantas gargalhadas que até se tem vergonha de estar em público, ou mesmo uma música que apeteça cantar em voz alta.
TRAILER:
tags William Davies Hamish McColl Neal Purvis Robert Wade movie filme película iver Parker Roger Barclay Agent Two Eric Carte Agent One Rowan Atkinson Johnny English Togo Igawa Ting Wang Eleanor Wyld Mandi Sidhu Margaret Clunie Gillian Anderson Pamela Rosamund Pike Kate Dominic West Ambrose Tim McInnerny Aventura Comédia Suspense O Regresso de Johnny English Johnny English Reborn
filme mto bom!! recomendo
ResponderExcluir